"Bendito o que semeia livros à mão cheia e manda o povo pensar!" (Castro Alves)

Frentistas/consumidores


Produção Literária 

Novo romance! 







O folhetim das Sánchez (do luar às flores) - Lorena Sánchez, a prostituta Lola, a mesma que esteve na mira da caneta de Robledo, narra a sua longa trajetória de vida, iniciada em Málaga, na Espanha, e terminada naquela cidade, depois de quase sessenta anos passados no Brasil. A história da “vida de Lorena” remonta na verdade à parte em que a sua abuela Marguerita é expulsa do seu grupo gitano, por ser flagrada com um estranho que, numa noite de imensa lua – daí o “folhetim” se iniciar no “luar” -, une-se em amor a ela e faz conceber Anália, que gerará mais tarde Marieta e Lorena. Fugindo ao domíniodo coronel Francisco Arrigo, que a mantinha em cativeiro doméstico desde os catorze anos, na qualidade de amante, Lorena aporta no Brasil, desviando a rota que faria obrigatoriamente à cidade de Rosário, na Argentina. Os “folhetins” que se prezam dão destino oposto ao que carrega o andor de protagonista. Por isso, ao invés de uma vida confortável ao lado do comandante Capiano, Lorena retorna à vida do randevu, por impulsão do destino. Daí, vêm-lhe os longos anos à frente do A Escada, o casamento com Otacílio e o reencontro com a ex-prostituta Dadivosa, agora irmã Amparo, no navio que a leva de volta à cidade natal.  
                      Lorena Sánchez, não viria a público sem a aquiescência de seis mulheres: Maria do Carmo, Conceição, Angélica, Sheila, Kátia e, finalmente, Carla, que acompanhou de cais a cais, do luar às flores, o movimento dessa  prendedora história. 
                       O folhetim das Sánchez (do luar às flores) é prefaciado por Amarílis Tupiassú (foto).

51 comentários:

  1. Olá, João Bosco. Fico feliz por teres visitado meu blog. Podemos fazer trabalhos interessantes, pois uso esse site para trabalhar poesia com meus alunos. Posso também, indicar teus livros para leitura quando estiver estudando o gênero narrativo. Vou conhecer sua obra! Como estou preparando-me para defesa de minha dissertação, teu blog me será útil, pois etudo a leitura literária na internet. Gostaria de sua contribuição.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro João Bosco. Seguinte, é simplesmente excelente saber de romancistas que trabalham suas realidades urbanas. É que no nosso país continental, é como se Rio e São Paulo fossem o urbano para o bem ou a desgraça. O resto é uma mistura de planeta côco, com selva e, claro, o sertão e sua seca eterna.Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Grande bosco, cara estou com saudade de ti, sujeito e um grande abraço!!! eu gostaria de dizer algo grosseiro, mas como o blog é sério, quero seu sucesso!!!Max

    ResponderExcluir
  4. O "Folhetim das Sanches.." é apaixonante. O livro tá lindo. Difícil não suspirar com uma vontade danada de estar no navio junto com essas mulheres. Parabéns!! O lançamento foi super bacana. Conce

    ResponderExcluir
  5. Grande Max,

    Continuamos aqui por Moema, escrevendo, cantando, tocando, bebendo, comendo, falando um monte de utilidades e, na mesma proporção, um monte de besteiras. Sumiste daqui primeiro, depois de Santa Isabel, do Pará e do Brasil. Não vais querer sumir do planeta Terra, pois os meios ainda são os convencionais - e que não permitem volta.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Conce,

    O escritor João Bosco Maia fica envaidecido com tuas palavras. Para ele e para todos que se arvoram por aí, "feito moscas inconclusas", como canta Sua Majestade, Milton Nascimento, esse tipo de combustível por ti dito é o que dá sentido ao ato de escrever.
    Valeu!
    Lorena Sánchez

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Que você tenha sempre muitas alegrias nestes seus escreveres.Sucesso sempre!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelo belo livro, JB.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. "O Folhetim das Sánchez" fala da essência da alma feminina de uma forma tão lírica que faz o coração pulsar mais forte...
    Navegar com Lorena é preciso...
    Bosco, obrigada por essa viagem inesquecível!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu novo livro. Desejo-lhe muito sucesso e felicidades.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por essa iniciativa Linda

    Muita paz e sucesso sempre.

    em tudo

    Beijos, caro amigo escritor ;*

    ResponderExcluir
  12. Adorei mais esse que acabo de ler... Personagens incríveis, um relato comovente e ao mesmo tempo hilário. Revela a ideologia do autor, nas características das personagens. Um bom folhetim com direito a lágrimas d eemoção ao final! Vou reler assim que tiver um espaço (ou férias).
    Beijos e infinitas inspirações,
    Soc

    ResponderExcluir
  13. Grande Bosco, não sei se alguma vez li isso sobre amizade, mas na verdade nunca sumi, sempre estive ai rindo e bebendo e tocando, tocando mal, mas tocando, estou ainda a falar de literatura e elogiar cada livro teu que eu li!! estou ainda rindo dos causos dos teus amigos mais longevos!! Estou ai, em moema, em santa izabel, no Brasil e em qualquer lugar onde eu tenha grandes amigos!! Um beijo na carla, nas meninas e saúde e sucesso a todos!!!
    Max

    ResponderExcluir
  14. Bosco, que surpresa boa!
    Escrita agradável, literatura autêntica.
    Gostei muito. Obrigada.
    E sucesso.

    ResponderExcluir
  15. Grande Max, quando passares em tua rota elíptica por sobre o céu de Santa Isabel, manda um brilho pra nós. A Carla e Ana te mandam lembranças. A Marina está nos Estados Unidos (é o velho rapto do poder sobre nossos cientistas. Fidel não permitiria, mas...). Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Você me segue e não deixa nenhum comentário? Que feio.
    Cê mora em Belém?
    Blog legal. Vou voltar por aqui.

    ResponderExcluir
  17. NOSSA, QUE HONRA.
    muito obrigado pelo elogio!
    Com certeza vou ler os seus livros o quando antes. Seu blog é massa cara!
    O q mais gostei foi a sua photo com o Ver!ssimo *-*
    Sou muito fã dele cara. Já é bem vindo lá na minha hora irregular tá? Só não repara a bagunça.
    Fica com Deus querido!

    ResponderExcluir
  18. João Bosco!
    Venho agradecer tua visita e conhecer o teu espaço, maravilhoso!
    Estou te seguindo tb...
    Bjs
    Elenir

    ResponderExcluir
  19. Passando pra agradecer tua visita, diante da qual me sinto imensamente lisonjeada.

    Pelo lido aqui, a história me parece excelente, parabéns!

    Muito obrigada pela visita e pelo comentário. É mesmo muito triste que tão pouco se leia aqui no Brasil. Estive na Europa há pouco, onde fiquei por três meses, e lá eu pude ver o quanto as pessoas lêem, em qualquer lugar, a qualquer hora.

    Abraço e um excelente domingo pra ti.

    ResponderExcluir
  20. Olá João, obrigada por visitar meu blog e pelo comentário.
    Fiquei interessada em seu livro. Como posso comprá-lo??
    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Oi , João.

    Obrigada pela visita e indicação.




    Bom final de tarde ...

    ResponderExcluir
  22. Olá, João!
    Vim retribuir a visita, parabéns pelo trabalho, te desejo muita força e luz!

    ResponderExcluir
  23. Já sou tua fá e gosto muito do teu trabalho, parabéns !!!

    ResponderExcluir
  24. Obrigado por visitar meu blog, também leio o seu a cada vez que atualiza. Vamos ,sim, ultrapassar esse número de 2/ano.vou ler seu Romance. Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Oiii! Fico feliz em ter você como visitante do meu blog. Desculpa a demora em dar sinal de vida. ;D
    Como faço pra adquirir os livros os quais você comentou no meu blog? Desde já agradeço o convite para lê-los. :)

    ResponderExcluir
  26. Uma honra em recebê-lo na minha página...li algumas "coisas" aqui e vou recomendar...Sempre recomendo o que é bom e você foi aprovado no teste (KKKKK).Deixa um outro contato, vamos fazer uma reportagem contigo para o meu blog, o espaço está abertíssimo e o convite é sem limite de datas - vitalício. Conte comigo e esteja sempre por lá que nós vamos nos tornar grandes parceiros...

    ResponderExcluir
  27. Olá, João. Gostei muito da proposta do teu blog! É dessa qualidade de literatura e arte que o nosso Brasil precisa. To te seguindo! Te convido pro meu tb!
    Abraço, Denise.

    ResponderExcluir
  28. Olá, companheiro. Será um honra desfrutar dos seus magnificos livros.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  29. João,
    Como não te parabenizar por alimentar a energia que vai mudar o "status quo" atual - livros e mais livros que libertem a todos de preconceitos que acorrentam muitos ao mundo cão.
    abraços,
    Pedro

    ResponderExcluir
  30. Olá João venho agradecer o seu comentário. É muito bom receber a visita de pessoas que entendem das coisas. O meu blog é muito fraquinho quanto a literatura, ainda estou a aprender mas é uma coisa que quero muito fazer e é com pessoas como o João que preciso aprender. Eu costumo visitar muito o seu blog e já li alguns autores brasileiros, principalmente Jorge Amado. Como estou agora, aos 50, na faculdade espero desenvolver muito os meus conhecimentos na área da literatura.
    Muito obrigada pelo apoio e um bom fim de semana.
    Luzia

    ResponderExcluir
  31. Fazia tempo que não sentia tanta curiosidade para ler alguém. Voltarei aqui sempre.

    ResponderExcluir
  32. AMEI O PEDAÇO QUE LI.
    MAS JÁ VIM PREDISPOSTA.
    SEU NOME - O NOME DE UM GRANDE EDUCADOR
    E O FATO DE VOCÊ SER DO PARÁ, UMA PAIXÃO QUE NÃO SEI PORQUE QUE É PAIXÃO
    MAS NESSA TERRA AINDA HEI DE PISAR
    CONGRATULAÇÕES.

    ResponderExcluir
  33. Olá João Bosco, obrigada pela visita em meu blog, vou baixar sim seus livros, obrigada!!! fiquei aliviada, pois leio bastante...até pelo fato de que meu curso exije isso...
    Obrigada...e vamos ler e escrever!!! engrandece nossa cultura e alma...

    ResponderExcluir
  34. Bosco... surpresa e grata pela sua visita ao "SUBTON", farei as leituras com imensa alegria.
    Grande satisfação "revê-lo" após tantos anos.

    Abraço Bosco!

    Inês

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigada pela sua presença, o seu blog é digno de ser lido pela autenticidade que expressa.
    Mas como faço pra baixar o romance? qual é o link?

    abraços - seguindo

    ResponderExcluir
  36. Bosco.. . tô encaminhando a leitura... logo te dou notícias destes sítios.


    Inês

    ResponderExcluir
  37. Bosco.. de luares e amores vive o poeta, independente do gênero que em se espresse... e de poesia vive-se a vida mesmo que delas sejamos incosncientes, vi, agora teu enredo de "O Folhetim dos Sanches ( do luar às flores) e, advinho, um autor de grandes sensibilidades, por que o fazer Literatura, e a matéria da qual nos valemos, para esse fazer, independente da técnica, nos revela a nós mesmos e ao mistérios, prescinto muito donaire e ânima em ti.
    A história de uma vida que parte remotamente de luares ... trançar o destino-de-amante,com tão fortes encontros e reencontros é uma excelente perspectiva.

    É Bosco de cais em cais advinho as flores desta tua trajetória.

    Muita sorte pra você e sua nova obra. Gostei imenso da proposta... e quase "sei" das linhas tantas que cruzaram-se no emaranhado deste texto.

    Sucesso Bosco! Paz e Vida longa pra você.

    Sua presença no "Subton" orgulha e elegra-me muito!

    Abraço.

    Inês

    ResponderExcluir
  38. Fala, João!

    Seja muito bem-vindo ao Subsolo das Memórias, meu irmão de letras. Acompanharei a sua trajetória a partir de agora, pode deixar!

    Um grande abraço,

    Flávio Ricardo
    www.subsolodasmemorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. caro amigo,
    achei de veras interessante seu trabalho! Quando alguma editora gostar do meu trabalho e publicar meu livro, farei questão de lhe mandar um exemplar.

    atenciosamente,
    Jaddson Luiz.

    ResponderExcluir
  40. Passei pra desejar uma noite de alegrias e uma semana de muita paz.... sim, sim, sou fã do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  41. hola!! gracias por visitarme y proponerme una visita literaria tan linda, abrazos desde la Argentina!!
    Te estaré visitando.

    ResponderExcluir
  42. Fiquei muito feliz com a sua visita e comentário sobre meu espaço,e honrada com seu convite, esteja certo de que visitarei mais vezes o seu belo e harmonioso Blog, e lerei muito mais os seus livros, pois não dispenso uma boa leitura.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  43. Oi, João Bosco,

    Vim retribuir a visita. Só dois dedos de prosa, nem precisa café, que estou passando rápido. Mas deu tempo de anotar as coordenadas para comprar seus livros. Vou começar pelo começo: "Olhai por nós".

    Valeu a visita.

    Apareça!

    Abraço,

    Marco Antonio Coutinho

    ResponderExcluir
  44. Olá! joão

    Obrigada! Pela visita ao meu blog.

    MUITO SUCESSO!Pra vc!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Olá, João Bosco! Parabéns por sua carreira literária e pelo blog! Gostei muito. Virei visitá-lo mais vezes. Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  46. Olá João Bosco,voltei aqui para ler mais um pouco ,acabei ficando um bom tempo.Aproveito para desejar-lhe um ano abençoado.Um abraço!

    ResponderExcluir
  47. Oi João Bosco !
    A resenha do
    O folhetim das Sánches me deixou bem curiosa.
    vou baixar.

    abraços.

    E obrigada pela visita ao meu cantinho.

    ResponderExcluir
  48. joão,é com um grande prazer que passo a fazer parte desse grupo,amantes de boas leituras.
    abraços!

    ResponderExcluir
  49. Caro João Bosco. Seu LIVRO Memórias quase póstumas de um ex-torturador, que me chegou às mãos através do Zé Albuquerque, é um livro grandioso, uma OBRA-PRIMA que não fica a dever a qualquer grande escritor. Concordo com a prefaciadora, “que não é um livro pacificamente prazeroso”. Compreendi o que ela quis dizer na hora em que se vai penetrando na história e na alma do “torturador” e se vai querendo fugir dele, sem que a gente mesmo deixe. Sou um esboço de escritor, mas um leitor voraz. Mais cedo ou mais tarde, seu livro estará entre os mais bem escritos de nossa língua. Vou aos outros agora!

    ResponderExcluir
  50. Olá João Bosco, obrigada por ser meu seguidor no blog fiquei muito feliz. Parabéns pela carreira literária e pelo blog. Gostaria de ter você como amigo no Facebook.
    Abraço
    Dina Garcia

    ResponderExcluir